Meio ambiente ou meio-ambiente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é meio ambiente, sem hífen. A palavra meio-ambiente está errada. O meio ambiente se refere ao conjunto de condições e circunstâncias ambientais, biológicas, físicas, químicas, sociais, culturais, .econômicas,… em que vivem e com as quais se relacionam os seres vivos, em especial o ser humano. 

Exemplos:

  • A preservação do meio ambiente é urgente e essencial!
  • Você tem a certeza de que os desperdícios da fábrica não terão impacto negativo no meio ambiente envolvente?
  • Durante uma semana, a equipe filmará a forma como estes seres vivos se relacionam com seu meio ambiente.
  • Você acha que eu sou retrógrado, mas você nem imagina o tipo meio ambiente conservador em que eu cresci.

Embora muito utilizada em contextos formais e informais, a expressão meio ambiente é, curiosamente, uma expressão redundante, visto que as palavras meio e ambiente são suficientes para transmitir esse mesmo conceito. Assim, meio ambiente, ambiente e meio são sinônimos.

Atenção!

Meio ambiente não é uma palavra composta, é uma expressão, devendo ser analisada separadamente a palavra meio e a palavra ambiente. Não sendo uma palavra composta, não segue qualquer regra de hifenização de palavras compostas.

Existem diversas expressões com a palavra meio que não são hifenizadas, como: meio geográfico, meio exterior, meio natural, meio social, meio circulante, meio extremo, meio artificial,… 

Fique sabendo mais!
Palavras compostas hifenizadas: matéria-prima, bem-vindo, meio-dia, segunda-feira, público-alvo, decreto-lei, ano-luz, maus-tratos, guarda-chuva, arco-íris,…

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também