Insistir ou incistir

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é insistir. A palavra incistir está errada. O verbo insistir se refere ao ato de não desistir e ser perseverante, como pedir várias vezes e ser teimoso com suas ideias. É sinônimo de solicitar, repetir, instar, teimar, embirrar, repisar, afincar, obstinar-se, aferrar-se, persistir e perseverar, entre outros.

Exemplos:

  • Pare de insistir, já disse que não!
  • Vou continuar a insistir até conseguir o que eu quero.
  • Minha filha insiste em visitar o pai na prisão.

O verbo insistir tem sua origem na palavra em latim insistire, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba, não com c. Também com s deverão ser escritas todas as palavras cognatas de insistir, bem como todas as formas conjugadas desse verbo.

Palavras da mesma família: insistir, insistente, insistência,... 
Verbo insistir - pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) insisti
(Tu) insististe
(Ele) insistiu
(Nós) insistimos
(Vós) insististes
(Eles) insistiram

Fique sabendo mais!
O erro na escrita da palavra insistir ocorre porque a sílaba ci e a sílaba si são pronunciadas da mesma forma. A duplicação da consoante também não é necessária porque o ss apenas é usado para manter o som s quando entre duas vogais. Na palavra insistir, o s está entre uma consoante e uma vogal, tal como: ensino, ensacar, insosso,...

Palavra relacionada: insistir.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também