Reiterar ou reinterar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é reiterar. A palavra reinterar está errada. Devemos utilizar o verbo reiterar sempre que quisermos referir que alguma coisa foi repetida, que foi feita ou dita outra vez. É sinônimo de iterar, refazer, renovar, repisar, repetir, entre outras.

A palavra reiterar tem sua origem na palavra latina reiterare, devendo assim ser escrita sem n na primeira sílaba, apenas com o ditongo ei. Todas as formas conjugadas do verbo reiterar deverão ser igualmente escritas sem n, bem como todas as palavras cognatas do verbo.

Exemplos:
Palavras da família: reiterar, reiterado, reiteração, reiterativo, …
Verbo reiterar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) reiterei
(Tu) reiteraste
(Ele) reiterou
(Nós) reiteramos
(Vós) reiterastes
(Eles) reiteraram

Exemplos:
Nunca é demais reiterar a importância do exercício físico para nossa saúde.
Será necessário reiterar tudo o que já foi referido anteriormente.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de reiterar, erradamente se pronuncia um n depois da primeira sílaba.

Este mesmo erro de pronúncia também se verifica em outras palavras começadas pela sílaba rei, como é o exemplo de reivindicar. Erradamente se pronuncia reinvindicar, quando o ditongo ei não é seguido pela consoante n.

Palavra relacionada: reiterar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também