Incomodo ou encomodo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Incomodo, com i inicial, é a forma correta de escrita da palavra. A palavra encomodo, em e inicial, está errada. Incomodo é a forma conjugada do verbo incomodar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu incomodo. 

Exemplos:

  • Incomodo ou posso entrar?
  • Desculpa se eu incomodo, mas preciso de ajuda.
  • Nem me incomodo com esse tipo de situações.
  • Se eu me incomodo com essa algazarra? Claro!

Verbo incomodar – Presente do indicativo:
(Eu) incomodo
(Tu) incomodas
(Ele) incomoda
(Nós) incomodamos
(Vós) incomodais
(Eles) incomodam

O verbo incomodar, tendo sua origem na palavra em latim incommodare, deve ser sempre escrito com i inicial. Incomodar se refere ao ato de causar incômodo, irritação e aborrecimento. Significa também o ato de se preocupar, de se dar ao incômodo de fazer alguma coisa.

Incomodar é sinônimo de importunar, perturbar, apoquentar, irritar, aborrecer, chatear, amolar, entre outros.

Atenção!
As palavras incomodo e incômodo são facilmente confundíveis!
- Incomodo é uma forma verbal não acentuada graficamente que tem a sílaba mo como sílaba tônica (in-co-MO-do), sendo assim uma palavra paroxítona.
- Incômodo é um substantivo ou adjetivo acentuado graficamente que tem a sílaba cô como sílaba tônica (in-CÔ-mo-do), sendo assim uma palavra proparoxítona. Incômodo é sinônimo de transtorno, amolação, aborrecimento, mal-estar, desconfortável e constrangedor, entre outros. 

Exemplos:

  • Desculpa se incomodo. (forma verbal)
  • Desculpa o incômodo. (substantivo)

Fique sabendo mais!
Além das formas conjugadas do verbo incomodar, também as palavras cognatas de incomodar deverão ser escritas com i inicial, como: incômodo, incomodado, incomodativo, incomodante…

Palavras relacionadas: incomodar, incômodo.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também