Maçudo ou massudo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O adjetivo maçudo se refere, principalmente, a alguma coisa monótona, enfadonha e cansativa. O adjetivo massudo indica algo com aspecto de massa, sendo grosso e espesso, bem como uma pessoa corpulenta e pesada. Assim, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.

Exemplos:

  • Que programa tão maçudo! (maçudo = monótono)
  • Acho este pão muito massudo. (massudo = espesso)

Maçudo indica principalmente alguém ou algo monótono e entediante, sendo sinônimo de maçador, maçante, cansativo, enfadonho, tedioso, aborrecido, fastidioso, importuno, indigesto e incômodo, entre outros. Com menor uso, pode significar também algo que tem forma de maça, sendo também sinônimo de grosso, volumoso, compacto, denso, espesso e cerrado. Nesta acepção, confunde-se facilmente com o adjetivo massudo.

Exemplos:

  • Que trabalho tão maçudo! Falta muito para terminar?
  • O texto é difícil de ler porque é extremamente maçudo.
  • Você já reparou nas nuvens maçudas que estão no céu?

Massudo está relacionado com massa, se referindo àquilo que tem muita massa ou tem aspecto de massa, sendo também sinônimo de grosso, espesso, denso, encorpado, consistente e compacto. Indica também uma pessoa corpulenta e pesada, ou seja, volumosa, encorpada, forte, gorda, robusta e grande.

Exemplos:

  • O empadão está tão massudo, quase não tem recheio.
  • Põe mais leite que esse mingau está muito massudo.
  • Ele é tão massudo que até assusta!

Maçudo e massudo são adjetivos formados a partir de derivação sufixal do sufixo –udo. Em maçudo ocorre a sufixação do substantivo maça e em massudo ocorre a sufixação do substantivo massa. Maçudo: maç(a) + -udo. Massudo: mass(a) + -udo. O sufixo nominal –udo forma adjetivos a partir de substantivos, com sentido de cheio ou provido de. 

Os adjetivos maçudo e massudo apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciados de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: maçudo e massudo, acento e assento, conserto e concerto, tachar e taxar, cozer e coser,…

Palavras relacionadas: maçudo, massudo.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas