Os 10 erros mais comuns no mundo do trabalho

Os erros de português ocorrem tanto em situações pessoais, como em situações profissionais, sendo cometidos maioritariamente por hábito ou por desconhecimento. Confira alguns erros normalmente realizados no mundo do trabalho.

“os documentos seguem anexo”

As formas corretas são os documentos seguem anexos ou os documentos seguem em anexo. Enquanto adjetivo, anexo flexiona em gênero e número de acordo com o substantivo. Enquanto substantivo, anexo forma a locução adverbial invariável em anexo.

  • O documento solicitado segue anexo.
  • Os documentos solicitados seguem anexos.
  • O documento solicitado segue em anexo.
  • Os documentos solicitados seguem em anexo.

“responder o e-mail”

A forma mais correta é responder ao e-mail. Segundo a norma culta, com apenas um complemento, o verbo responder é transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a. Apesar disso, a eliminação da preposição tem sido cada vez mais usual, sendo já aceita por alguns dicionários. 

  • Você já respondeu ao e-mail do cliente?
  • É muito importante que você responda a este e-mail ainda hoje.
  • Responda a este e-mail o mais rapidamente possível.

“currículo vitae”

As formas corretas são curriculum vitae, em latim, ou apenas currículo, em português. Os falantes podem optar pelo uso da expressão latina curriculum vitae ou da palavra portuguesa currículo, é apenas errado misturar as duas opções.

  • Você já enviou seu curriculum vitae?
  • Você já enviou seu currículo?

“15hrs”

A forma correta é 15h. As horas deverão ser representadas de forma abreviada apenas com h minúsculo. 

  • A reunião ficou marcada para as 15h.
  • A empresa encerra seus serviços às 19h.
  • O horário de funcionamento é das 9h às 18h.

“tinha impresso”

A forma mais correta é tinha imprimido. Imprimir é um verbo abundante. O particípio regular imprimido é usado preferencialmente na voz ativa com os verbos auxiliares ter ou haver. O particípio irregular impresso é usado preferencialmente na voz passiva com os verbos auxiliares ser ou estar. 

  • Minha secretária já tinha imprimido esses documentos há dois dias.
  • Minha secretária já havia imprimido esses documentos há dois dias.
  • Os documentos já foram impressos há dois dias.
  • Os documentos já estão impressos há dois dias.

“ítem”

A forma correta é item, sem acento agudo. Segundo as regras de acentuação do português, as palavras paroxítonas terminadas em -em não são acentuadas graficamente.

  • A lista já vai com mais de oitenta itens.
  • Alguém sabe qual era o último item da pauta?
  • Já consegui verificar os três primeiros itens do inventário.

“à prazo”

A forma correta é a prazo, sem acento grave indicador de crase. Sendo prazo uma palavra masculina, não há a presença do artigo definido a, apenas da preposição a, não ocorrendo crase.

  • O grosso das vendas da empresa foi feito a prazo.
  • Será necessária a definição de um tipo de pagamento a prazo.
  • Não seria melhor que essa compra não fosse feita a prazo?

“clips”

A forma correta é clipes. Clipe é a forma aportuguesada da palavra em inglês clip. O plural clips ocorre apenas em inglês. Em português o plural de clipe é clipes.

  • Você quer só um clipe ou vários clipes?
  • Preciso compras clipes para o escritório.
  • Tem um pote cheio de clipes em cima da mesa.

“maiores informações”

A forma correta é mais informações. Maior é o comparativo de superioridade do adjetivo grande, devendo ser usado apenas quando uma coisa é em algum aspecto superior a outra.

  • Para mais informações, ligue para nossa central.
  • Caso necessite de mais informações, entre em contato.
  • Mais informações: 2266-6666.

“horas extra”

A forma correta é horas extras. Extra é um adjetivo, devendo concordar em gênero e número com o substantivo que caracteriza.

  • Como faço para calcular minhas horas extras?
  • Existe algum limite para a realização de horas extras?
  • Estou cansada de fazer horas extras para a empresa.

Erros no mundo do trabalho

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