Imundície ou imundice

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Sempre que quisermos referir a qualidade do que é imundo e sujo, com falta de asseio e limpeza, podemos utilizar os substantivos femininos imundície ou imundice. Esta palavra se refere também a uma grande quantidade de coisas pequenas. Existe ainda a palavra imundícia, também sinônima de imundície e imundice. A palavra imundice é a mais socialmente aceita e a mais utilizada pelos falantes.

As palavras imundície e imundice têm sua origem na palavra em latim immunditie e a palavra imundícia tem sua origem na palavra em latim immunditia.

Exemplos:
Limpe agora mesmo toda esta imundice!
Limpe agora mesmo toda esta imundície!
Limpe agora mesmo toda esta imundícia!

Como você consegue viver nessa imundice?
Como você consegue viver nessa imundície?
Como você consegue viver nessa imundícia?

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: imundície, imundice, imundícia.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas