Glamoroso, glamouroso ou glamuroso

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras glamoroso e glamouroso existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra glamuroso está errada. Devemos utilizar os adjetivos glamoroso e glamouroso sempre que quisermos referir uma pessoa que tem glamour, charme, fascínio, encanto. Assim, estas palavras são sinônimas de atraente, cativante, charmoso, deslumbrante, encantador, fascinante, interessante, ofuscante, sedutor, tentador, entre outras. A palavra glamouroso é tida como a mais correta e socialmente aceita.

As palavras glamouroso e glamoroso são formadas a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Em glamouroso temos o substantivo glamour (forma original da palavra em inglês) mais o sufixo –oso: glamour + -oso. Em glamoroso temos o substantivo glamor (forma aportuguesada da palavra inglesa glamour) mais o sufixo –oso: glamor + -oso.

O sufixo –oso é um sufixo nominal que forma um adjetivo a partir de um substantivo. Este sufixo significa provido ou cheio de. Neste caso, cheio de glamour/glamor, ou seja, cheio de encanto, charme, magnetismo.

Exemplo:
Nossa, que vestido tão glamouroso!
Nossa, que vestido tão glamoroso!

Aquela garota é tão glamourosa que encanta tudo e todos.
Aquela garota é tão glamorosa que encanta tudo e todos.

Atenção!
Embora seja frequente a utilização da palavra glamuroso, esta palavra não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Ainda assim, aparece mencionada em alguns dicionários que defendem a palavra glamur como outra forma aportuguesada da palavra glamour.

Palavras relacionadas: glamoroso, glamouroso.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Giz ou gis Glamoroso, glamouroso ou glamurosoGoela ou guela