Xaveco ou chaveco

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma mais correta de escrita da palavra é xaveco. A palavra chaveco está sendo cada vez mais usada numa linguagem informal, encontrando-se inclusivamente reconhecida em dicionários como sendo a forma não preferencial de xaveco. Contudo, o vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras ainda não aceita a versão com ch, reconhecendo apenas o substantivo xaveco, com x.

Exemplos:

  • Estou pensando no melhor xaveco para conquistar aquela garota.
  • Quem resiste a um xaveco sedutor?
  • Esse xaveco já está muito batido.

Xaveco é um substantivo usado maioritariamente como gíria, indicando uma conversa para conquistar outra pessoa. É, assim, sinônimo de cantada, galanteio, sedução, conversa, papo e lábia, entre outros. Contudo, pode indicar também uma conduta de patife, uma coisa insignificante, uma pessoa sem importância, uma mulher feia e velha e um barco velho. 

Fique sabendo mais!
Xaveco tem sua origem na palavra árabe xabbáq que significa um pequeno barco, sendo esse o sentido denotativo da palavra: uma pequena embarcação.

Palavra relacionada: xaveco.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também