Exploda ou expluda

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Existe uma grande polêmica em torno do verbo explodir. Alguns gramáticos consideram explodir um verbo defectivo, não sendo conjugado em todas as pessoas ou tempos verbais. Assim, consideram que as palavras exploda e expluda não existem. Por outro lado, alguns dicionários conjugam explodir como um verbo regular, aceitando essas duas opções como formas conjugadas no presente do subjuntivo, salientando que exploda é a forma mais utilizada no português falado no Brasil e expluda é a forma mais utilizada no português falado em Portugal.

Exemplos:

  • Rápido, antes que a bomba exploda.
  • Rápido, antes que a bomba expluda.

Sendo encarado como um verbo defectivo, o verbo explodir não apresenta conjugações completas, sendo conjugado apenas nas formas em que a seguir ao radical vêm terminações iniciadas por i ou e. 

Verbo explodir – tempos verbais com conjugações incompletas:
Presente do indicativo: tu explodes, ele explode, nós explodimos, vós explodis, eles explodem
Presente do subjuntivo: (não é conjugado neste tempo verbal)
Imperativo afirmativo: explode tu, explodi vós. 
Imperativo negativo: (não é conjugado neste tempo verbal)

Verbo explodir – tempos verbais com conjugações completas: pretérito perfeito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, pretérito mais-que-perfeito do indicativo, futuro do presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo, futuro do subjuntivo.

Sendo encarado como um verbo regular, a conjugação do verbo explodir no presente do indicativo, no presente do subjuntivo e no imperativo pode ser feita de duas formas distintas, sendo a primeira a forma correta no Brasil.

Verbo explodir – Presente do indicativo:
(Eu) explodo/expludo
(Tu) explodes
(Ele) explode
(Nós) explodimos
(Vós) explodis
(Eles) explodem

Verbo explodir – Presente do subjuntivo:
(Que eu) exploda/expluda
(Que tu) explodas/expludas
(Que ele) exploda/expluda
(Que nós) explodamos/expludamos
(Que vós) explodais/expludais
(Que eles) explodam/expludam

Verbo explodir – Imperativo afirmativo:
(Eu) ---
(Tu) explode
(Ele) exploda/expluda
(Nós) explodamos/expludamos
(Vós) explodi
(Eles) explodam/expludam

Verbo explodir – Imperativo negativo:
(Eu não) ---
(Tu não) explodas/expludas
(Ele não) exploda/expluda
(Nós não) explodamos/expludamos
(Vós não) explodais/expludais
(Eles não) explodam/expludam

Para evitar a discórdia, devemos privilegiar o uso do verbo explodir nas suas formas não polêmicas, como nos tempos verbais com conjugação completa acima referidos, no particípio (explodido) e gerúndio (explodindo). Outra forma fácil de evitar um possível erro é a utilização de verbos sinônimos aquando da conjugação em tempos verbais polêmicos, como o presente do indicativo, o presente do subjuntivo e o imperativo.

Sinônimos de explodir: estourar, arrebentar, detonar, estrondar, vociferar, esbravejar, encolerizar-se, irromper, deflagrar, expandir-se, entre outros.

Atenção!
Estando a língua portuguesa em constante alteração, evolução e atualização e sendo muito defendido atualmente que o uso faz a regra e não o contrário, é provável que, num futuro próximo, mais gramáticos comecem a considerar como correta a conjugação do verbo explodir como um verbo regular.

Palavra relacionada: explodir.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também