Intervindo ou intervido

A forma correta de escrita da palavra é intervindo. A palavra intervido está errada. Intervindo pode ser o particípio ou o gerúndio do verbo intervir. Este verbo, sendo derivado do verbo vir, deverá ser conjugado tal como este. Assim, sendo vindo o particípio e o gerúndio do verbo vir, o particípio e gerúndio de intervir é intervindo.

O verbo intervir tem sua origem na palavra em latim intervenire e se refere ao ato de interferir numa determinada situação, estando presente, emitindo opinião ou usando de seu poder ou autoridade. Assim, é sinônimo de interferir, imiscuir-se, intrometer-se, ingerir-se, opinar, dizer, presenciar, participar, entre outros. O verbo intervir pode significar também o ato de acontecer inesperadamente, ou seja, sobrevir, estourar, explodir, irromper e prorromper.

Verbo intervir:
Particípio: intervindo
Gerúndio: intervindo

O particípio permite a formação de tempos verbais compostos e transmite a noção da conclusão da ação verbal, ou seja, o estado da ação depois de terminada. É formado com os verbos auxiliares ser, estar, ter e haver.
Exemplos:
A polícia já havia intervindo naquela confusão, mas não conseguiu solucionar o problema.
Se ele não tivesse intervindo rapidamente, não sei o que teria acontecido!

O gerúndio indica uma ação que está em curso, podendo indicar uma ação demorada, que se estende até ao presente, bem como ação repetida ou frequente.

Exemplos:
Vou continuar intervindo até você me dar atenção!
Intervindo frequentemente, a aluna não deixou o professor dar a aula.

Fique sabendo mais!
Tal como o verbo intervir, os restantes verbos derivados do verbo vir deverão ser conjugados no particípio e gerúndio também com vindo na sua formação: convindo (convir), provindo (provir) e advindo (advir).

Palavra relacionada: intervir.

Outras dúvidas

Veja também