Encaixe ou encaiche

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é encaixe, com x na última sílaba: en-cai-xe. A palavra encaiche, com ch, está errada. 

Encaixe pode ser um substantivo masculino, sinônimo de encaixo, cavidade e junção, ou uma forma verbal do verbo encaixar.

Encaixe: substantivo masculino

O substantivo masculino encaixe se refere, principalmente, a uma cavidade que recebe peças que ocupam o seu espaço e ao ato de encaixar. Pode significar também o ponto de junção de duas peças e uma quantia monetária disponível em caixa, entre outros.

Exemplos com encaixe

  • Essas duas peças têm um encaixe perfeito!
  • Você tem que inserir a chave no encaixe correto.
  • Meu filho adora jogos de encaixe.
  • Você conhece algum piso de encaixe?

Encaixe é, assim, sinônimo de cavidade, vão, entalhe, encaixo, encaixamento, junção, juntura, junta, caixa,...

Encaixe: verbo encaixar

Encaixe é também a forma verbal do verbo encaixar conjugado na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo.

Verbo encaixar - presente do subjuntivo:
(Que eu) encaixe
(Que tu) encaixes
(Que ele) encaixe
(Que nós) encaixemos
(Que vós) encaixeis
(Que eles) encaixem

Verbo encaixar - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) encaixa
(Ele) encaixe
(Nós) encaixemos
(Vós) encaixai
(Eles) encaixem

O verbo encaixar indica o ato de enfiar uma peça na outra, no seu encaixe, de coincidir, sendo compatível, de ser oportuno, de guardar em caixa ou caixote e de se intrometer nos assuntos alheios, entre outros. 

É, assim, sinônimo de enfiar, inserir, introduzir, coincidir, ajustar-se, adequar-se, adaptar-se, encaixotar, empacotar, embalar, intrometer-se, interferir,...

Exemplos com o verbo encaixar

  • Estou esperando que ele encaixe tudo o que já não é preciso.
  • Encaixe essa duas peças soltas, por favor!

X ou CH

Embora a consoante x e o dígrafo ch apresentem o mesmo som em diversas situações, as palavras encaixe e encaixar deverão ser escritas com x, por serem derivadas da palavra caixa, escrita com x de acordo com as regras ortográficas da língua portuguesa, que preveem a escrita de x depois de ditongos (cai-xa).

Palavras relacionadas: encaixe, encaixar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também