Emitir ou imitir

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra emitir é a mais utilizada pelos falantes e se refere ao ato de lançar luz, som, cheiro, líquido,…, bem como ao ato de exprimir oralmente ou por escrito. Emitir significa também o ato de expedir ou enviar, de pôr dinheiro em circulação e de transmitir por rádio ou televisão. A palavra imitir é menos usada pelos falantes, se referindo ao ato de se pôr dentro de, de se meter em, bem como ao ato de dar posse de algo ou fazer investimento em.

Emitir tem sua origem na palavra em latim emittere, devendo assim ser escrito com e inicial. As palavras cognatas de emitir deverão também ser escritas com e inicial, bem como todas as formas conjugadas desse verbo.

Palavras da mesma família: emitir, emitido, emissão, emissário,…  
Verbo emitir – Presente do indicativo:
(Eu) emito
(Tu) emites
(Ele) emite
(Nós) emitimos
(Vós) emitis
(Eles) emitem

Emitir é sinônimo de lançar, emanar, soltar, exalar, expressar, exprimir, manifestar, expedir, enviar, mandar, transmitir e difundir, entre outras.

Exemplos:

  • Estas flores conseguem emitir um perfume maravilhoso!
  • O diretor acabou de emitir um parecer sobre esse assunto.
  • O governo vai emitir novas cédulas em janeiro.
  • Esse canal vai emitir agora o meu filme preferido.

Imitir tem sua origem na palavra em latim imittere, devendo assim ser escrito com i inicial. As palavras cognatas de imitir deverão também ser escritas com i inicial, bem como todas as formas conjugadas desse verbo. A palavra imissão é muito utilizada no âmbito jurídico na expressão imissão de posse, que indica a tomada de posse de algo.

Palavras da mesma família: imitir, imitido, imissão, imisso,…  
Verbo imitir – Presente do indicativo:
(Eu) imito
(Tu) imites
(Ele) imite
(Nós) imitimos
(Vós) imitis
(Eles) imitem

Imitir é sinônimo de meter-se, introduzir-se, pôr-se, penetrar-se, empossar e investir.

Exemplos:

  • Você vai arranjar confusão se não parar de se imitir nesses assuntos.
  • Ele vai se imitir na sala sem que ninguém note.
  • Vou imitir meus herdeiros na posse deste imóvel.

Os verbos emitir e imitir são escritos de forma parecida e são pronunciados de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: emitir/imitir, degredado/degradado, instalar/estalar, cumprimento/comprimento, eminente/iminente, esperto/experto, precedente/procedente, descrição/discrição, evasão/invasão, entre outras.

Palavras relacionadas: emitir, imitir.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também