Em nível de, a nível de ou ao nível de

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Embora as três expressões sejam muito usadas pelos falantes, apenas a expressão ao nível de se encontra dicionarizada, indicando alguma coisa que está à mesma altura de outra. A expressão em nível de, embora considerada por muitos como a mais correta, é desnecessária, podendo ser facilmente eliminada sem que haja alteração do conteúdo que está sendo transmitido. A expressão a nível de é alvo de muita polêmica, sendo firmemente contestada por diversos gramáticos e estudiosos da língua. 

Ao nível de é uma expressão sinônima de: na altura de, à altura de, no nível de, por. Indica um nivelamento, um encontro num mesmo nível.
 
Exemplos - ao nível de:

  • Você sabia que aquela cidade se encontra ao nível do mar?
  • Aquele garoto nunca estará ao nível de minha filha.
  • Para mim, a mentira está ao nível da inveja, sendo duas atitudes horríveis.
  • Esse estilo de vida não se encontra ao nível das minhas possibilidades financeiras.

Em nível de é tida como a expressão mais correta, sendo sinônima de: no âmbito de, em termos de, com status de. Poderá ser usada apenas se existirem níveis distintos. É uma expressão meramente acessória, podendo ser facilmente suprimida da frase.   

Exemplos - em nível de:

  • Ouvi dizer que a votação ocorreu apenas em nível de direção.
  • Não sabemos se a intervenção será realizada em nível nacional ou regional.

Exemplos – com supressão da expressão em nível de:

  • Ouvi dizer que a votação ocorreu apenas na direção.
  • Não sabemos se a intervenção será realizada nacional ou regionalmente.

A nível de é a expressão mais utilizada pelos falantes. É, contudo, fortemente criticada por estudiosos da língua, sendo considerada errada, nada além de um mero modismo. Deverá ser substituída por outras expressões como: em relação a, no que se refere a, relativamente a, no que respeita a, no que concerne a, do ponto de vista de, no âmbito de e referentemente a, entre outras.

Ainda assim, estando a língua portuguesa em constante alteração, evolução e atualização e sendo muito defendido atualmente que o uso faz a regra e não o contrário, não será descabido considerar que a expressão a nível de poderá vir a ficar consagrada pelo uso, passível de ser utilizada em diversos contextos.

Palavra relacionada: nível.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também