Capaz ou capas

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras capas e capaz existem na língua portuguesa e estão corretas. Apresentam, contudo, significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A pronúncia das duas palavras é também diferente.

Capaz é uma palavra oxítona, tendo a sílaba paz como sílaba tônica (ca-PAZ). É um adjetivo, sinônimo de apto, capacitado e competente.

Capas é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba ca como sílaba tônica (CA-pas). Capas é a forma plural do substantivo capa: capas para celular, capas de revista, capas de jornal, capas de livro, capas de chuva,...

Capaz

O adjetivo capaz indica alguém que é apto e competente, estando preparado. Pode indicar também algo ou alguém apropriado, bem como uma situação possível ou uma pessoa honrada. 

Capaz é um adjetivo de dois gêneros, apresentando a mesma forma para o gênero feminino e para o gênero masculino: o médico capaz, a médica capaz, o aluno capaz, a aluna capaz,...

Exemplos com capaz

  • Você não seria capaz de fazer isso!
  • Aprendi na escola, mas já não sou capaz de falar alemão.
  • Esta prateleira é capaz de aguentar vinte quilos.
  • É bem capaz de chover hoje...

Capas

O substantivo feminino capa indica, principalmente, uma peça de roupa usada por cima de outra roupa, bem como qualquer coisa que cobre, envolvendo. Pode significar também uma fachada que encobre algo, uma camada, algo que dá proteção e o ato de capar.

Exemplos com capas

  • Usamos capas de chuva quando visitamos as Cataratas do Iguaçu.
  • Aquela loja vende capas para celular personalizadas. 
  • As capas dos livros estão danificadas.
  • Você acha que é preciso mais uma capa de tinta nesta parede?

Az ou as

Os grupos silábicos as, es, is, os, us e az, ez, iz, oz, uz apresentam a mesma sonoridade, mas o seu uso é diferenciado.

Az, ez, iz, oz, uz: Apenas devem ser usados no fim da palavra. Conferem acentuação tônica à sílaba: capaz, xadrez , feliz, feroz, avestruz,...

As, es, is, os, us: Podem ser usados no início, no meio ou no fim da palavra: asfalto, fantasma, capas. No fim da palavra indicam pluralidade.

Palavras relacionadas: capaz, capa.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também