Envólucro ou invólucro

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma mais correta de escrita da palavra é invólucro. Devemos privilegiar o uso deste substantivo comum masculino sempre que quisermos referir alguma coisa que serve para cobrir e envolver, ou seja, uma cobertura, um revestimento, um envoltório.

As duas palavras se encontram dicionarizadas, existindo no português. A palavra invólucro tem sua origem na palavra em latim involucrum, devendo assim ser escrita com i na primeira sílaba. A palavra envólucro também tem sua origem na palavra em latim involucrum, mas sofreu uma evolução sonora ao longo dos anos.

Embora em alguns dicionários apareça envólucro como sendo o mesmo que invólucro, poucos falantes utilizam a palavra envólucro. A palavra invólucro é a forma mais correta, sendo a mais utilizada pelos falantes e socialmente aceita, porque é a que mais se aproxima da palavra latina involucrum.

Exemplos:
A polícia apenas encontrou os invólucros da droga que foram abandonados no terreno baldio.
Não aceitamos a devolução de produtos com o invólucro danificado.

Fique sabendo mais!
Na botânica, um invólucro é um conjunto de órgãos florais da mesma espécie que circunda e envolve a base de uma flor.

Palavras relacionadas: envólucro, invólucro.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também