Bicicleta ou biciclete

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é bicicleta. A palavra biciclete está em desuso, não devendo assim ter registro escrito. Bicicleta é um substantivo feminino e se refere a um veículo de duas rodas que são impulsionadas por pedais, pedalados por um bicicletista que também guia o guidom da bicicleta. Pode significar também um lance do futebol em que o futebolista, de costas para o gol, chuta por cima do seu corpo, retirando as duas pernas do chão.

Bicicleta é um estrangeirismo, tendo sua origem na palavra francesa bicyclette. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra. No caso em questão, a palavra bicyclette foi aportuguesada para bicicleta com base na sua pronúncia e nas regras da língua portuguesa (tal como batom, abajur, boxe,…).

A palavra biciclete aparece como sendo uma tentativa de aproximação da pronúncia da palavra em francês. Assim, alguns defendem a sua utilização apenas na linguagem falada ou quando o registro escrito for bicyclette. Contudo, uma vez que a palavra foi aportuguesada, devemos privilegiar a forma que respeita as regras ortográficas da nossa língua, ou seja, bicicleta.

Exemplos:
Comprei uma bicicleta nova para minha filha.
Vamos dar uma voltinha de bicicleta?
Que lindo pontapé de bicicleta!

Palavra relacionada: bicicleta.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também