Lidar ou lhe dar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A construção lhe dar e o verbo lidar estão corretos. Possuem significados diferentes, devendo ser utilizados em situações diferentes.

Lhe dar indica, principalmente, o ato de dar algo a alguém: vou lhe dar um carro, vamos lhe dar uma reprimenda, quero lhe dar um livro, posso lhe dar um beijo,...

Lidar indica, principalmente, o ato de enfrentar ou aguentar algo difícil: lidar com problemas, lidar com mentiras, lidar com a falsidade, lidar com a rejeição,...

Lhe dar

A construção lhe dar é equivalente a dar-lhe. É formada pelo verbo dar e pelo pronome pessoal oblíquo átono lhe. 

O pronome oblíquo lhe é relativo à 3.ª pessoa do singular e tem como função substituir o objeto indireto numa oração. Assim lhe dar significa dar a ele ou dar a você.

Exemplos com lhe dar

  • Quero lhe dar os parabéns por seu trabalho.
  • Vou lhe dar uma boa notícia.
  • Seus pais vão lhe dar uma moto?

Colocação pronominal

A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) ou no meio do verbo (mesóclise).

Exemplos de diferentes colocação pronominais

Próclise: Vou lhe dar uma bicicleta.
Ênclise: Vou dar-lhe um bicicleta.
Mesóclise: Dar-lhe-ei uma bicicleta.

Verbo lidar

O verbo lidar se refere principalmente ao ato de enfrentar situações difíceis e de tratar ou se ocupar de algo ou de alguém. Pode significar também o ato de trabalhar afincadamente, de usar um instrumento, de lutar em batalha ou duelo, de provocar, desafiando e de lutar com um touro.

Assim, é sinônimo de: enfrentar, aguentar, suportar, resolver, tratar, ocupar-se, trabalhar, labutar, esfalfar-se, usar, utilizar, manipular, lutar, combater, brigar e batalhar, entre outros.

Exemplos com lidar

  • Não sei lidar com pessoas falsas.
  • Apenas tenho que lidar com os meus próprios problemas.
  • É difícil lidar com minhas inseguranças.
  • Como lidar com esse estresse todo?

Palavras relacionadas: lidar, lhe, dar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também