Ar condicionado ou ar-condicionado

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas formas estão corretas, mas têm significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A palavra ar-condicionado, com hífen, se refere a um aparelho condicionador de ar. As palavras ar condicionado, sem hífen, se referem ao ar que está condicionado, regulado por um aparelho específico.

Ar-condicionado é uma palavra formada através de composição por justaposição. Ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras: ar + condicionado. Devemos utilizar esta palavra sempre que quisermos referir um aparelho específico que regula a temperatura de espaços fechados. Esta palavra é um substantivo masculino, sinônimo de ar- refrigerado e condicionador de ar.

Exemplos:
Vou ligar o ar-condicionado porque já não aguento este calor!
Você não quer comprar um ar-condicionado? Eles estão em promoção.

A expressão ar condicionado, sem hífen, poderá ser usada em frases que digam que o ar está condicionado, ou seja, artificialmente filtrado e regulado por um aparelho específico, podendo ser resfriado, aquecido e/ou umidificado. A palavra ar é um substantivo masculino e a palavra condicionado é um adjetivo, particípio do verbo condicionar.

Exemplos:
Detesto ar condicionado, prefiro ter um ambiente natural.
Este ar condicionado vai piorar meu resfriado!

Palavras relacionadas: ar, condicionado, ar-condicionado.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também