A foliona ou a foliã

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O feminino da palavra folião é foliona. A palavra foliã, embora muito utilizada, não existe no português, não se encontrando dicionarizada.

Exemplos:

  • Este folião se divertiu muito no Carnaval.
  • Esta foliona se divertiu muito no Carnaval.

Na língua portuguesa existem dois gêneros gramaticais: o masculino e o feminino. A principal regra de formação do feminino é a substituição da vogal o átona final nas palavras no masculino pela vogal a, indicando assim sua forma feminina.

Contudo, esta regra não se aplica aos substantivos acabados em –ão, como folião. Existem regras específicas para a formação do feminino dos substantivos acabados em –ão, podendo haver a mudança da terminação –ão para –ona, –ã ou –oa.

No caso da palavra folião, a terminação –ão passa para –ona: o folião/a foliona.

Exemplos de femininos com a terminação -ona

  • o comilão/a comilona
  • o valentão/a valentona
  • o charlatão/ a charlatona

Existem diversas palavras femininas que são formadas com a terminação –ã, como campeã, anã, irmã,… Contudo, foliã não é uma delas, estando errada.

Fique sabendo mais!

Folião e foliona se referem a uma pessoa divertida e pândega, que gosta de folias, festas e farras. São palavras muito utilizadas para indicar as pessoas que brincam no Carnaval, como os integrantes dos blocos carnavalescos.

Palavra relacionada: foliona.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

A fim ou afim A foliona ou a foliãA gente ou nós