Xérox ou xerox

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras xérox ou xerox sempre que quisermos referir o processo de cópia feito com uma técnica de fotocondutividade, bem como a máquina onde se realiza este processo e o próprio documento copiado. As duas formas da palavra são muito usadas e socialmente aceitas. Quer alguma das formas tenha maior ou menor uso, ambas estão corretas, aparecendo em dicionários que xérox é o mesmo que xerox.

As palavras xérox e xerox terão sua origem na marca comercial Xerox e são um substantivo comum de dois gêneros e de dois números. Em xérox (xé-rox) a sílaba tônica é o xé, sendo uma palavra paroxítona e em xerox (xe-rox) a sílaba tônica é o rox, sendo uma palavra oxítona.

Exemplos:
Tirei um xerox do documento.
Tirei uma xérox do documento.

Tirei um xérox do documento.
Tirei uns xérox do documento.

Tirei uma xerox do documento.
Tirei umas xerox do documento.

Fique sabendo mais!
Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns. No caso de xérox ou xerox não há erro, podendo ser uma palavra oxítona ou paroxítona.

Palavras relacionadas: xérox, xerox.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também