Trilhão e trilião

Flávia Neves
Escrito por Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Sempre que quisermos referir este número, podemos utilizar os substantivos comuns masculinos trilhão e trilião. A palavra trilhão é a mais utilizada no português do Brasil enquanto a palavra trilião é a mais utilizada no português de Portugal. Além disso, a palavra trilião é tida como a mais correta e socialmente aceite, por ser mais próxima da palavra original em francês. Alguns dicionários sugerem que a palavra trilhão seja utilizada apenas em contextos informais.

As palavras trilhão e trilião têm sua origem na palavra em francês trillion. No Brasil, E.U.A. e outros países, este número se refere a mil biliões, ou seja, 1.000.000.000.000. Em Portugal, França, Inglaterra, e outros países, este número se refere a um milhão de biliões, ou seja, 1.000.000.000.000.000.000.

Exemplos:
Que bom seria se eu tivesse um trilião de reais!
Que bom seria se eu tivesse um trilhão de reais!

Será que há um trilião de estrelas no universo?
Será que há um trilhão de estrelas no universo?

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: trilhão, trilião.

Atualizado em
Flávia Neves
Escrito por Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também