Terceirização ou tercerização

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é terceirização. A palavra tercerização está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino terceirização sempre que quisermos referir o ato de terceirizar, isto é, quando uma empresa contrata terceiros, ou seja, outras empresas, para realizar os serviços secundários da empresa, diminuindo assim os custos, economizando recursos e agilizando a burocracia. A terceirização permite que a empresa se foque apenas em seus serviços essenciais.

Exemplos:

  • A administração autorizou a terceirização numa tentativa de economizar os recursos da empresa.
  • Congresso discute projeto de lei que regulamenta a terceirização e a subcontratação do trabalho.

A palavra terceirização é formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado um sufixo a uma palavra já existente. Neste caso, o sufixo -ção é acrescentado ao verbo terceirizar: terceirizar + -ção. O sufixo –ção é um sufixo nominal que se junta a um verbo para dar origem a um substantivo. Sugere a ação ou o resultado da própria ação. Por sua vez, o verbo terceirizar é formado a partir da palavra terceiro, devendo assim ser escrito com o ditongo ei na segunda sílaba.

Assim, as todas as palavras cognatas de terceirizar devem também ser escritas com o ditongo ei na segunda sílaba, como terceirização e terceirizado. Também as formas conjugadas do verbo terceirizar devem ser escritas com o ditongo ei. 

Palavras da mesma família: terceirizar, terceirização e terceirizado. 

Verbo terceirizar – Futuro do presente do indicativo:
(Eu) terceirizarei
(Tu) terceirizarás
(Ele) terceirizará
(Nós) terceirizaremos
(Vós) terceirizareis
(Eles) terceirizarão

Palavra relacionada: terceirização.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Ter de ou ter que Terceirização ou tercerizaçãoTerçol ou tersol