Sobre-estimar, sobrestimar ou sobreestimar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As formas corretas de escrita da palavra são sobre-estimar e sobrestimar. A palavra sobreestimar está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico. Devemos utilizar os verbos sobre-estimar e sobrestimar sempre que quisermos referir o ato de estimar em excesso, ou seja, adorar, superestimar, idolatrar, sobreavaliar, entre outros. A palavra sobre-estimar é a mais correta e socialmente aceita, sendo a mais utilizada. A palavra sobrestimar, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que sobre-estimar.

Exemplos:

  • A professora está sobre-estimando as capacidades daquela aluna.
  • A professora está sobrestimando as capacidades daquela aluna.
  • Vamos ser mais objetivos e parar de sobre-estimar esse problema.
  • Vamos ser mais objetivos e parar de sobrestimar esse problema.

Sobre-estimar é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: sobre- + estimar. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. No caso em questão, o prefixo sobre- é de origem latina e significa uma posição em cima, superior.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. 
Exemplos: sobre-estimar, sobre-exaltar, sobre-erguer, sobre-humano, sobre-humanizar,… 

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente.
Exemplos: sobrenome, sobrenatural, sobremesa, sobreaviso,…

No verbo sobre-estimar ocorre justaposição, ou seja, junção de duas ou mais palavras ou elementos formadores, sem que haja alteração desses mesmos elementos. No verbo sobrestimar ocorre aglutinação, ou seja, a fusão de duas ou mais palavras, havendo redução fonética de um desses elementos formadores. 

Palavras relacionadas: sobre-estimar, sobrestimar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Sobre ou sob Sobre-estimar, sobrestimar ou sobreestimar Sobre-humano ou sobrehumano