Riqueza ou riquesa

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é riqueza. A palavra riquesa está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino riqueza sempre que quisermos referir o estado ou condição de quem é rico, ou seja, que tem uma abundância de posses necessárias para a sobrevivência. Pode significar também um conjunto de pessoas ricas. Refere-se ainda a uma abundância, opulência, suntuosidade, fertilidade, magnificência.

A palavra riqueza é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra rico mais o sufixo –eza.

O sufixo – eza é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere a qualidade ou o estado de algo. Existem outras palavras formadas a partir deste mesmo sufixo: beleza, pobreza, ligeireza,…

Exemplos:
A riqueza daquela família passa de geração em geração há séculos.
Minha liberdade é minha maior riqueza.
Os adjetivos utilizados contribuem para a riqueza do texto daquele escritor.

Palavra relacionada: riqueza.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também