Chovendo ou chuvendo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é chovendo. A palavra chuvendo está errada. Chovendo é a forma conjugada do verbo chover no gerúndio. O verbo chover se refere ao ato de cair chuva. Em sentido figurado pode significar também algo que acontece em abundância ou que cai do alto, como a chuva.

Exemplos:

  • Continua chovendo.
  • Vou ver se ainda está chovendo.
  • Se estiver chovendo o evento será cancelado.

A dúvida na utilização de o ou u surge porque o verbo chover é escrito com o na primeira sílaba (cho-ver) e a palavra chuva é escrita com u na primeira sílaba (chu-va). Esse fato ocorre porque chover tem sua origem na palavra em latim plovere, com o, e chuva tem sua origem na palavra em latim pluvia, com u.

Palavras escritas com chu: chuva, chuvaceira, chuvaceiro, chuvada, chuvão, chuvarada, chuveirada, chuveirão, chuveirinho, chuveiro, chuvinha, chuviscar, chuvisco, chuviscoso, chuviscado, chuvisquinho, chuvoso, chuvisquento, chuvisqueiro,…
Palavras escritas com cho: chover, chovedice, chovediço, chovedio, chovedoiro, chovedouro, chovido,….

O verbo chover é um verbo impessoal, ou seja, não apresenta sujeito, devendo ser sempre conjugado sempre na 3.ª pessoa do singular. Verbos impessoais são também verbos defectivos, não apresentando conjugações completas. Os principais verbos impessoais são o verbo haver (com sentido de existir), o verbo fazer (indicando tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos atmosférico e da natureza, como os verbos chover, nevar, ventar, anoitecer, escurecer,…

Conjugação do verbo chover:
Presente do indicativo: chove
Pretérito perfeito do indicativo: choveu
Pretérito imperfeito do indicativo: chovia
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: chovera
Futuro do presente do indicativo: choverá
Futuro do pretérito do indicativo: choveria
Presente do subjuntivo: que chova
Pretérito imperfeito do subjuntivo: se chovesse
Futuro do subjuntivo: quando chover
Gerúndio: chovendo
Particípio: chovido

Exemplos:

  • Choveu durante horas!
  • Segundo a meteorologia, choverá amanhã.
  • Hoje não chove.

Quando utilizado com sentido figurado, o verbo chover deixa de ser impessoal, podendo ser utilizado nas diversas pessoas do discurso.

Exemplos:

  • Choveram pretendentes ao trono.
  • Choveram comentários sobre essa foto nas redes sociais.

Palavra relacionada: chover.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas