Providência e previdência

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras providência e previdência existem na língua portuguesa e estão corretas. Embora sejam palavras sinônimas em um dos seus significados, podemos diferenciar situações em que podemos utilizar uma ou outra. Previdência e providência são sinônimos de previsão, antecipação e cautela. Além deste significado, providência se refere também a uma ação feita para a decisão de algo e às decisões e métodos divinos.

A palavra previdência tem sua origem na palavra em latim praevidentia, devendo assim ser escrita com e na primeira sílaba. Refere-se à faculdade de prever acontecimentos, de conjecturar sobre o futuro e de se precaver. É, assim, sinônimo de previsão, antecipação, antevidência, presciência, precaução e cautela.

Exemplos:
A previdência social assiste os trabalhadores em caso de desemprego, doença e aposentadoria.
Trabalhadores optam por prestar contribuições para previdência privada.
Graças à minha previdência conseguimos evitar o engarrafamento.

A palavra providência tem sua origem na palavra em latim providentia, devendo assim ser escrita com o na primeira sílaba. Refere-se a uma ação, a uma medida tomada para a decisão de algo. Na religião se refere a Deus e à sua forma de conduzir os acontecimentos do mundo. Além desses dois significados, providência significa também uma cautela antecipada, uma ação realizada antecipadamente para prevenir uma situação, sendo assim sinônimo de precaução, cautela, previdência.

Exemplos:
Tomarei as devidas providências para resolver esta situação.
Sei que tudo se resolverá porque tenho fé na Providência divina.
Foram tomadas providências para evitar alagamentos nas cidades.

As palavras providência e previdência são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: providência/previdência, soar/suar, despercebido/desapercebido, entre outras.

Palavras relacionadas: providência, previdência.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Prover ou provir Providência e previdênciaPróximo ou próssimo