Diligência ou dirigência

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é diligência, com l na segunda sílaba: di-li-gên-ci-a. A palavra dirigência, com r, na segunda sílaba está errada.

O substantivo feminino diligência indica principalmente cuidado, aplicação, zelo, rapidez e prontidão na realização de algo. Pode indicar também uma medida ou providência a ser tomada, bem como uma investigação minuciosa ou uma carruagem.

Exemplos com diligência

  • Procuro uma enfermeira que cuide de minha avó com muito carinho e diligência.
  • Ganhou um prêmio de produtividade pois trabalhava com uma diligência inigualável.
  • Já foram tomadas as diligências abaixo descritas.
  • Este caso será averiguado através de uma diligência policial.

Diligência é sinônimo de cuidado; aplicação, zelo, desvelo, rapidez, prontidão, presteza, solicitude, providência, medida, resolução, investigação, averiguação, busca, pesquisa e carruagem, entre outros.

Origem da palavra diligência

O substantivo feminino diligência tem dois étimos distintos, ambos escritos com l na segunda sílaba, originando a forma de escrita atual da palavra.

Com sentido de transporte puxado a cavalos, sinônimo de carruagem, tem sua origem na palavra em francês diligence, redução de voiture de diligence. Com os restantes sentidos (zelo, prontidão, providência e investigação) tem sua origem na palavra em latim diligentĭa.

As palavras cognatas de diligência são também escritas com l na segunda sílaba: diligente, diligenciar, diligenciado, diligenciável, diligenciador, diligenciante,...

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também