O bom filho a casa torna ou à casa torna
O ditado popular o bom filho a casa torna deverá ser escrito sem acento grave na vogal a, porque não ocorre crase.
Antes da palavra casa apenas ocorrerá crase se a palavra casa estiver determinada e, habitualmente, a palavra casa, com sentido de lar, é usada sem a presença do artigo definido a. Se a palavra casa estiver determinada com adjuntos adnominais, haverá a presença do artigo definido a, que contrairá com a preposição a, formando crase.
Sem crase: O bom filho a casa torna. (própria casa, não determinada, com sentido de lar)
Com crase: O bom filho à casa dos pais torna. (casa determinada com adjunto adnominal)
Quando usar crase?
A crase é a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.
Para saber usar corretamente a crase, é importante compreender que é necessário haver simultaneamente a presença da preposição a e do artigo definido a. Havendo a presença apenas da preposição ou apenas do artigo não ocorre crase porque é necessário haver a sequência de duas vogais iguais para que ocorra contração.
Está presente a preposição a?
A preposição a está presente porque o verbo tornar é um verbo cuja regência é estabelecida através da preposição a: tornar a.
Caso haja a substituição do verbo tornar por algum dos seus sinônimos, como retornar, voltar e regressar, não haverá influência na frase, porque todos esses verbos têm a regência da preposição a:
- O bom filho a casa retorna.
- O bom filho a casa volta.
- O bom filho a casa regressa.
Está presente o artigo definido a?
A palavra casa, transmitindo um sentido de lar, de casa própria, é usada sem a presença de um artigo definido que a determine:
- Vou a casa agora.
- Chegou a casa em cinco minutos.
- Retorno a casa amanhã.
Essa situação é facilmente verificável se substituirmos a preposição a por outras preposições:
- Venho de casa.
- Vou para casa.
- Estou em casa.
Quando a palavra casa está determinada com adjuntos adnominais, há a presença do artigo definido a, que contrai com a preposição a, formando crase:
- Vou à casa da minha avó.
- Chegou à casa do Pedro em cinco minutos.
- Retorno à casa dos meus pais amanhã.
A presença do artigo definido é igualmente facilmente verificável na substituição da preposição a por outras preposições:
- Venho da casa da minha namorada.
- Vou para a casa da Rosana estudar.
- Estou na casa do meu irmão.
Palavra relacionada: tornar.
Também podem interessar
Outras dúvidas
Veja também
- Com crase ou sem crase: uso da crase em expressões
- Preposição ou proposição
- Pré-definido ou predefinido
- Tá bom, ta bom ou tabom?
- Bom-humor ou bom humor
- Tornasse ou torna-se
- Palavra-chave ou palavra chave
- No ou ao: verbo ir com qual preposição?