Locutor ou interlocutor

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra locutor se refere a uma pessoa falante, podendo ser qualquer emissor ou apresentador e a palavra interlocutor se refere a um colocutor, ou seja, a qualquer pessoa que fala com outra.

Locutor é um substantivo masculino com origem na palavra em latim locutore, que significa aquele que fala. Locutore tem sua origem na palavra loqui, que significa falar. Assim, se refere a uma pessoa que fala, ou seja, um falante, um emissor, um enunciador ou um destinador. Pode significar também um profissional que apresenta programas, notícias, comunicações,…, ou seja, um apresentador, comentador, comentarista ou narrador.

Exemplos:
Num processo de comunicação, o locutor assume o papel de emissor.
Ele é locutor de rádio e tem a voz mais bonita que eu já ouvi.
Ele é o melhor locutor de rodeio da atualidade.

Interlocutor é também um substantivo masculino, sendo formado a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Assim, temos o prefixo inter- mais a palavra em latim locutore, proveniente de loqui. O prefixo inter- é de origem latina e pode transmitir uma noção de posição média ou de relação recíproca. Assim, indica a relação de reciprocidade existente entre cada uma das pessoas que participam numa conversa. Pode significar também uma pessoa que que fala em nome de outra.

Exemplos:
Os interlocutores participam no processo de comunicação.
Estava tão distraído que mal ouvia as palavras de seu interlocutor.
Por favor, faça de meu interlocutor e resolva esse assunto para mim.

Palavras relacionadas: locutor, interlocutor.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também