Homília ou homilia

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras homília ou homilia estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar estas palavras sempre que quisermos referir o sermão que o padre faz durante a missa sobre pontos dogmáticos, instruindo os fiéis sobre passagens da bíblia. Estas palavras podem significar também um discurso extenso e cansativo sobre a moral. A palavra homilia é a mais socialmente aceite, sendo a mais utilizada pelos falantes. A palavra homília, embora com pouco uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que homilia.

As palavras homília e homilia têm sua origem na palavra em latim ou em grego homilia. Em homilia (ho-mi-li-a) a sílaba tônica é o li, sendo uma palavra paroxítona e em homília (ho-mí-li-a) a sílaba tônica é o mí, sendo uma palavra proparoxítona.

Exemplos:
Hoje, na homilia, o padre falou sobre a importância do perdão.
Hoje, na homília, o padre falou sobre a importância do perdão.

Já não consigo prestar atenção nesta interminável homilia.
Já não consigo prestar atenção nesta interminável homília.

Não façam barulho na missa, para não interromper a homilia.
Não façam barulho na missa, para não interromper a homília.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns. No caso de homilia e homília não há erro, podendo ser uma palavra proparoxítona ou paroxítona.

Palavras relacionadas: homília, homilia.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas