Holerite ou olerite

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é holerite. A palavra olerite está errada. Devemos utilizar o substantivo masculino holerite sempre que quisermos referir o contracheque, ou seja, o documento que autoriza e comprova o recebimento do salário pelo funcionário. No holerite aparecem diversas informações, como os dados da empresa e do trabalhador, o salário base, as deduções, os bônus,… A palavra holerite apenas é usada em algumas regiões do Brasil, sendo sinônima de contracheque e demonstrativo de pagamento.

Exemplos:

  • O salário base do trabalhador vem discriminado no holerite.
  • O empregador entregou o holerite ao funcionário. 
  • Posso confirmar esses valores em meu holerite eletrônico pela internet. 

A palavra holerite tem sua origem no antropônimo Herman Hollerith, ou seja, no nome próprio desse inventor e empresário norte-americano. Assim, tendo evoluído da palavra Hollerith, o substantivo masculino holerite deverá ser escrito com h.

Fique sabendo mais!
O inventor e empresário norte-americano Herman Hollerith inventou um sistema de registro de dados em cartões perfurados, revolucionando o processamento de grandes quantidades de informação.

 

Palavra relacionada: holerite.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também