Flecha, flexa ou frecha

Flávia Neves
Professora de Português

Os substantivos flecha e frecha podem ser igualmente utilizados para indicar a arma em forma de seta, normalmente arremessada por um arco: arco e flecha ou arco e frecha. A palavra flexa, com x, existe e está correta, mas apresenta um sentido completamente diferente, sendo sinônima de flexível.

Os substantivos flecha e frecha são também utilizados para indicar a  cana dos foguetes, a extremidade de torres e campanários, a inflorescência da cana-de-açúcar, um segmento de reta numa circunferência, entre outros.

Exemplos com flecha

  • Os índios caçavam com flechas.
  • A flecha foi certeira, acertando no interior do alvo.
  • O atleta passou correndo, rápido como uma flecha.

Exemplos com frecha

  • Os índios caçavam com frechas.
  • A frecha foi certeira, acertando no interior do alvo.
  • O atleta passou correndo, rápido como uma frecha.

Flecha e frecha: formas variantes

Os substantivos flecha e frecha são formas gráficas variantes, ou seja, apresentam duas grafias corretas, sem que haja alteração do sentido das palavras. Apesar das palavras flecha e frecha estarem igualmente corretas, a palavra flecha é a mais utilizada.

Flexa: feminino de flexo

Na palavra flexa, o x deve ser pronunciado como cs. Flexa é um adjetivo, sendo a forma feminina do adjetivo flexo, sinônimo de dobrado, flexível e arqueável. Indica algo que sofreu flexão ou que se pode dobrar. É, contudo, um adjetivo pouco usado.

Palavras relacionadas: flecha, frecha, flexo.


Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Fizesse ou fize-se Flecha, flexa ou frechaFlora ou fauna