Saudade ou saudades

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Muita polêmica se tem gerado em torno desta questão, não havendo consenso entre os estudiosos da língua. Alguns defendem apenas o uso da forma saudade, no singular, outros já aceitam a forma saudades, no plural.

Segundo os mais tradicionalistas, não é correta a formação do plural de substantivos que exprimem noções abstratas, como saudade, ciúme, tristeza, raiva, preguiça, …, visto não serem noções enumeráveis.

Contudo, a tendência atual é o uso do plural, não em todos os substantivos abstratos, mas especialmente nas palavras saudades, ciúmes e lembranças.

Segundo uma perspectiva mais atual e flexível da língua, estes substantivos podem ser usados no singular ou no plural, desde que não haja alteração do sentido principal que transmitem. No caso de saudade ou saudades, é sentir a falta de algo ou de alguém, sentindo uma recordação nostálgica. 

Exemplos com saudade (singular)

  • Estou morrendo de saudade de você.
  • Sinto saudade da minha infância.

Exemplos com saudades (plural)

  • Estou morrendo de saudades de você.
  • Sinto saudades da minha infância.

A utilização do plural da palavra saudade poderá ser justificada pela enumeração das várias saudades que podemos sentir: de pessoas, de animais, de objetos, de momentos da vida,…, bem como pela necessidade de intensificar ou atenuar o sentimento, uma vez que dizer saudades soa mais descontraído e usual do que dizer saudade, tendo esta palavra um sentido mais forte e mais pessoal.

Concordância com singular e plural

Quer se use a forma da palavra no singular, quer se use a forma da palavra no plural, o importante é que haja concordância em número entre a palavra e os restantes termos da oração:

  • Minha saudade é enorme.
  • Minhas saudades são enormes.

Substantivos abstratos usados apenas no singular

Existem alguns substantivos abstratos cuja forma no plural não é aceitável, sendo usados apenas no singular, como raiva e preguiça:

  • Estou cheia de raiva dele!
  • Tento tanta preguiça!

Substantivos abstratos usados apenas no plural

Existem outros substantivos cuja forma no singular se encontra em desuso sendo utilizados apenas no plural, como parabéns e pêsames:

  • Transmita meus pêsames ao seu pai.
  • Dê os parabéns à sua avó.

Saudades = sinônimo de lembranças

Existe outro significado atribuído à palavra saudade quando utilizada apenas no plural, embora seu uso seja muito reduzido.  Significa lembranças, recordações, cumprimentos, respeitos e saudações da pessoa que sente saudade.

Exemplo: Transmita minhas saudades a sua irmã.

Atenção!

A escrita saldade ou saldades em vez de saudade e saudades está errada, sendo um erro de hipercorreção devido ao fato da consoante l não atuar, habitualmente, como consoante velarizada, assumindo o som u de uma semivogal.

Palavra relacionada: saudade.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Sarjeta ou sargeta Saudade ou saudades Saudar e saldar