Dindim, dindin ou dimdim

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Embora a palavra dindin, terminada em n, esteja bastante generalizada, sendo muito utilizada pelos falantes, a forma correta de escrita da palavra é dindim, terminada em m, sendo essa a forma reconhecida em dicionários e no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. A palavra dimdim, com m nas duas sílabas, esta errada.

O substantivo masculino dindim tem dois significados distintos. Indica uma espécie de picolé de suco de frutas servido num saquinho de plástico comprido e estreito, sendo sinônimo de sacolé, geladinho ou chupe-chupe. Dindim é também uma gíria para a palavra dinheiro, equivalente a tutu, grana, bufunfa e capim. 

Exemplos com dindim (sacolé)

  • Vou experimentar essa receita de dindim gourmet
  • Adoro dindim de limão com leite condensado.

Exemplos com dindim (dinheiro)

  • Estou precisando de dindim. Você pode me emprestar?
  • Sem dindim não se consegue fazer nada!

Dindim: n ou m final

De acordo com as regras ortográficas do português, devem ser usadas as sílabas am, em, im, om, um no fim das palavras indicando a tonicidade da sílaba. Assim, dindim deverá ser escrito com m final, como em capim, cetim, jardim, pudim, boletim,...

Existem diversas palavras terminadas em an, en, in, on, un no português. Isso ocorre por razões etimológicas. São, contudo, palavras paroxítonas, graficamente acentuadas.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também