Eu me precavenho ou eu me precavejo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Ambas as formas estão erradas. O verbo precaver é um verbo defectivo, não sendo conjugado em todas as pessoas ou tempos verbais. Assim, as formas conjugadas precavenho e precavejo não existem porque o verbo precaver não apresenta conjugação na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Precaver se refere ao ato de tomar medidas preventivas, de ficar de sobreaviso relativamente a alguma coisa, acautelando-se antecipadamente. É sinônimo de acautelar, advertir, precatar e prevenir, entre outros.

Sendo um verbo defectivo, o verbo precaver não apresenta conjugações completas, sendo conjugado apenas em suas formas arrizotônicas, ou seja, nas formas verbais em que a sílaba tônica não está no radical da palavra, mas sim na terminação.

Verbo precaver – tempos verbais com conjugações incompletas:

  • Presente do indicativo: nós precavemos, vós precaveis
  • Presente do subjuntivo: não apresenta nenhuma forma conjugada
  • Imperativo: precavei vós

Verbo precaver – tempos verbais com conjugações completas: pretérito perfeito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, pretérito mais-que-perfeito do indicativo, futuro do presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo, futuro do subjuntivo.

O erro na utilização de palavras como precavejo e precavenho ocorre por desconhecimento da defectividade do verbo, bem como por desconhecimento da origem do verbo, pensando erradamente que o mesmo pode derivar dos verbos ver ou vir, o que não ocorre.

Devemos privilegiar o uso do verbo precaver nos tempos verbais com conjugação completa acima referidos, no particípio (precavido) e gerúndio (precavendo). Uma forma fácil de evitar um possível erro é a utilização de verbos sinônimos aquando da conjugação em tempos verbais polêmicos, como o presente do indicativo e o presente do subjuntivo.

Exemplos:

  • Eu me precavi do resfriado, tomando própolis. (pretérito imperfeito do indicativo)
  • Se houver indícios de um inverno rigoroso, precaver-nos-emos. (futuro do presente do indicativo)
  • Quando sinto um ambiente estranho, me acautelo. (substituição por sinônimo)

Palavra relacionada: precaver.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Estufado ou estofado Eu me precavenho ou eu me precavejoEu não fiz nada ou eu fiz nada