Ressaltar ou ressalvar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo ressaltar significa, principalmente, o ato de fazer sobressair, destacar. O verbo ressalvar significa, principalmente, o ato de se acautelar, se prevenir.

A palavra ressaltar é formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: re+saltar. O prefixo re-, de origem latina, significa uma repetição. O verbo ressaltar se refere ao ato de destacar, elevar, fazer sobressair, distinguir. Significa também o ato de dar saltos contínuos.

Exemplos:
O médico ressaltou a importância de uma alimentação saudável.
Esta camisa verde faz ressaltar a cor dos meus olhos.
A bola foi ressaltando pelo meio da rua.

A palavra ressalvar poderá ter sua origem na palavra em latim resalvare ou a partir de derivação prefixal, ou seja, acrescentando um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: re+salvar. O prefixo re-, de origem latina, significa uma repetição. O verbo ressalvar se refere ao ato de prevenir futuras responsabilidades com uma ressalva, se acautelar, pôr a salvo. Significa também o ato de corrigir e excluir.

Exemplos:
Iremos ressalvar esta situação para evitar futuras complicações.
Ressalvo que não estou de acordo com esta decisão.
Neste momento, estou apenas ressalvando meus interesses.

Palavras relacionadas: ressaltar, ressalvar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também