Esfoliar ou exfoliar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Os verbos esfoliar e exfoliar existem na língua portuguesa e estão corretos. São sinônimos, se referindo ao ato de produzir esfoliação ou exfoliação, retirando uma camada superficial, bem como ao ato de separar por folhas ou camadas as partes de alguma coisa. 

Exemplos:

  • Você costuma esfoliar seu rosto?
  • Você costuma exfoliar seu rosto?
  • Os agricultores querem esfoliar as árvores amanhã.
  • Os agricultores querem exfoliar as árvores amanhã.

As palavras esfoliar e exfoliar têm origem na palavra em latim exfoliare. Assim, verificamos que o verbo exfoliar é o mais parecido com sua palavra de origem, sendo o mais tradicional e que o verbo esfoliar sofreu uma evolução com base no uso, sendo o verbo mais usado e socialmente mais aceito.

Tal como ocorre com os verbos esfoliar e exfoliar, também será correto escrever os substantivos esfoliação ou exfoliação, bem como os adjetivos esfoliante ou exfoliante. Além disso, todas as formas conjugadas do verbo esfoliar deverão ser escritas com s e todas as formas do verbo exfoliar deverão ser escritas com x.

Verbo esfoliar – pretérito imperfeito do indicativo:
(Eu) esfoliava
(Tu) esfoliavas
(Ele) esfoliava
(Nós) esfoliávamos
(Vós) esfoliáveis
(Eles) esfoliavam

Verbo exfoliar – pretérito imperfeito do indicativo:
(Eu) exfoliava
(Tu) exfoliavas
(Ele) exfoliava
(Nós) exfoliávamos
(Vós) exfoliáveis
(Eles) exfoliavam

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: esfoliar, exfoliar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também