Empresário ou impresário

Flávia Neves
Escrito por Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é empresário. A palavra impresário está errada. Devemos utilizar o substantivo masculino empresário sempre que quisermos referir a pessoa que é o dono ou o dirigente de uma empresa. Refere-se também a uma pessoa que cuida dos interesses profissionais e financeiro de celebridades. Empresário pode ser ainda um adjetivo e indicar alguma coisa relativa a empresa, sendo sinônimo de empresarial.

A palavra empresário é formada a partir de derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o sufixo -ário é acrescentado ao substantivo empresa. O sufixo –ário é um sufixo nominal que se junta a um substantivo para dar origem a outro substantivo. Indica uma profissão, ocupação, ofício.

Atenção!
A palavra empresa tem sua origem na palavra em italiano impresa, com i inicial. Contudo, como esta vem da palavra em latim emprehendere, deverá ser também escrita com e no português, bem como todas as palavras da sua família, tal como empresário, empresarial, empresariado,…

Exemplos:
O empresário palestrou sobre a formação da empresa e o seu sucesso no mundo empresarial.
O empresário daquele jogador de futebol aconselhou que ele não aceitasse o contrato proposto.
Os bancos possuem planos empresários para incentivar o empreendedorismo.

Fique sabendo mais!
No português, existem diversos nomes de profissões formados com o sufixo –ário, como: empresário, bancário, secretário, operário, bibliotecário, escriturário,…

Palavra relacionada: empresário.

Publicado em
Flávia Neves
Escrito por Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também