Embaixadora ou embaixatriz

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras são corretas. O feminino de embaixador pode ser a embaixadora ou a embaixatriz. Estas duas palavras são, porém, utilizadas em contextos diferentes com significados diferentes. Encontra-se convencionado que a palavra embaixatriz se refere à mulher do embaixador e a palavra embaixadora se refere à mulher que desempenha a função de embaixador.

Exemplos:
O embaixador e a embaixatriz compareceram no jantar beneficente.
A embaixadora é a representante diplomática de nosso país.

A palavra embaixador poderá ter sua origem na palavra em francês ambassateur ou na palavra em italiano ambasciatore. Poderá ainda ser formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra embaixar mais o sufixo -dor. O sufixo – dor é um sufixo nominal que se junta a um verbo para dar origem a um substantivo. Sugere uma profissão, um ofício.

Segundo as regras do português de formação do feminino, os substantivos terminados em –or formam o feminino através da junção do artigo a.
Exemplo: embaixador/embaixadora, professor/professora,…

Contudo, alguns substantivos terminados em –dor e –tor formam o feminino através da mudança dessas terminações para a terminação –triz.
Exemplo: embaixador/embaixatriz, imperador/imperatriz,…

A palavra embaixatriz poderá ainda ter sua origem na palavra em francês ambassatrice.

Palavras relacionadas: embaixadora, embaixatriz.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Em Recife ou no Recife Embaixadora ou embaixatriz Embaralhar ou baralhar