Deferimento ou diferimento

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra deferimento se refere a um despacho favorável, ou seja, um consentimento, aprovação, concordância e concessão. A palavra diferimento se refere a um adiamento ou demora, havendo a transferência de um evento para outra data.

Exemplos:

  • Quando receberemos um deferimento de nosso pedido? (aprovação)
  • Houve um diferimento do prazo de entrega. (adiamento)

Deferimento é um substantivo masculino formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –mento ao verbo deferir que, por sua vez, tem sua origem na palavra em latim deferre, devendo assim ser escrito com e na primeira sílaba. É sinônimo de autorização, permissão, validação, aprovação, confirmação, concordância e condescendência, entre outros.

Exemplos:

  • Chegou agora o deferimento do pedido que fiz há três meses!
  • O juiz não autorizou o deferimento do requerimento.

Diferimento também é um substantivo masculino formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –mento ao verbo diferir que, por sua vez, tem sua origem na palavra em latim diferre, devendo assim ser escrito com i na primeira sílaba. É sinônimo de adiamento, procrastinação, protelação, retardação, dilação, delonga e demora, entre outros.

Exemplos:

  • Se não houver diferimento do prazo de entrega, não conseguirei entregar os projetos.
  • O diferimento no pagamento das faturas ocorreu por razões econômicas.

As palavras deferimento e diferimento são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: deferimento/diferimento, discriminar/descriminar, iminente/eminente, retificar/ratificar, cumprimento/comprimento, precedente/procedente, entre outras.

 

Palavras relacionadas: deferimento, diferimento.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Deferido ou diferido Deferimento ou diferimentoDeferir ou diferir