Consensar ou consensuar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Embora frequentemente utilizados em reuniões e acordos de trabalho, os verbos consensar e consensuar não se encontram dicionarizados, não sendo reconhecidos no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Podem ser considerados um jargão profissional, ou seja, um vocabulário específico, próprio de um grupo. São utilizados para indicar que há consenso, isto é, aprovação, consentimento, anuência. 

Exemplos:

  • Conseguirão os acionistas consensar suas opiniões sobre este investimento?
  • Conseguirão os acionistas consensuar suas opiniões sobre este investimento?
  • É possível consensar esta ideia imediatamente?
  • É possível consensuar esta ideia imediatamente?

O verbo consensar é mais utilizado do que o verbo consensuar. Contudo, em vez de utilizar estes dois verbos, será preferível optar pela utilização do verbo acordar, que se refere ao ato de chegar a acordo, sendo sinônimo de concordar, conciliar, combinar e concertar. Outra opção é a utilização de expressões com a palavra consenso e palavras sinônimas de consenso, como chegar a consenso, chegar a acordo, obter consenso, obter aprovação, obter unanimidade, estabelecer consenso, estabelecer consentimento,…


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas