Cento ou sento

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem na língua portuguesa. A palavra cento é um substantivo comum masculino equivalente a uma centena e sento é o verbo sentar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. Sentar é sinônimo de assentar.

Assim, se estamos falando do numeral cem ou de uma quantidade equivalente a cem unidades, ou seja, uma centena, devemos utilizar a palavra cento. Este substantivo tem sua origem na palavra em latim centum, devendo assim ser escrito com c.

Exemplos:
Minha vizinha está muito gorda, pesa cento e trinta quilos.
Ontem comprei um cento de laranjas na feira.
Estou cem por cento confiante que tudo se resolverá.

Se estivermos falando do verbo sentar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, devemos utilizar sento. O verbo sentar tem sua origem na palavra em latim sedentare, devendo assim ser escrito com s e se refere ao ato de assentar.

Verbo sentar – Presente do Indicativo
(Eu) sento
(Tu) sentas
(Ele) senta
(Nós) sentamos
(Vós) sentais
(Eles) sentam

Exemplos:
Eu sento aqui e fico esperando você voltar.
Eu me sento à mesa para jantar.

As palavras sento e cento apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: cento/sento, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser,…

Fique sabendo mais!
Antigamente também se usava a palavra sento para indicar uma herdade cultivada. Contudo, atualmente esta palavra se encontra em desuso.

Palavras relacionadas: cento, sentar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também