Escrever o dinheiro: por extenso e com algarismos

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O Real é a moeda oficial do Brasil. R$ é a sua forma de escrita abreviada.

O Real apresenta cédulas de…

  • R$ 1,00 ou R$ 1 (um real)
  • R$ 2,00 ou R$ 2 (dois reais)
  • R$ 5,00 ou R$ 5 (cinco reais)
  • R$ 10,00 ou R$ 10 (dez reais)
  • R$ 20,00 ou R$ 20 (vinte reais)
  • R$ 50,00 ou R$ 50 (cinquenta reais)
  • R$ 100,00 ou R$ 100 (cem reais)
  • R$ 200,00 ou R$ 200 (duzentos reais)

O Real apresenta moedas de…

  • R$ 0,01 (um centavo)
  • R$ 0,05 (cinco centavos)
  • R$ 0,10 (dez centavos)
  • R$ 0,25 (vinte e cinco centavos)
  • R$ 0,50 (cinquenta centavos)
  • R$ 1,00 (um real)

Nota: A cédula de um real já se encontra fora de circulação.

Como escrever valores monetários em reais?

Os valores monetários devem ser escritos, preferencialmente, com números:

  • R$ 5
  • R$ 23
  • R$ 150
  • R$ 500
  • R$ 742
  • R$ 1000
  • R$ 1850

Quantias acima de mil devem ser escritas com algarismos e as palavras mil, milhões, bilhões.

  • R$ 5 mil
  • R$ 50 mil
  • R$ 500 mil
  • R$ 5 milhões
  • R$ 50 milhões
  • R$ 5 bilhões

O símbolo R$ indica que o número apresentado representa uma certa quantia monetária em reais. Assim, é redundante escrever a palavra real (ou reais) após uma quantia já indicada com o símbolo R$.

Formas certas:
R$ 500
R$ 8 mil
R$ 100 mil

Formas erradas:
R$ 500 reais
R$ 8 mil reais
R$ 100 mil reais

Exemplos de frases com valores monetários

  • Meu salário bruto mensal é de R$ 4 mil.
  • A implementação deste projeto custará quase R$ 2 milhões à empresa.
  • Quem terá perdido esta nota de R$ 100?
  • Ele me disse que o equipamento custava R$ 500.
  • As receitas da empresa ultrapassaram mais de R$ 300 milhões.

Como preencher valores por extenso em cheques?

1. A conjunção “e” é usada para separar os algarismos dentro de uma classe (centena, dezena e unidade):

  • R$ 120 = cento e vinte reais
  • R$ 550 = quinhentos e cinquenta reais
  • R$ 845 = oitocentos e quarenta e cinco reais

2. A conjunção “e” apenas é usada entre os milhares e as centenas quando os números terminam em centenas certas:

  • R$ 1400 = mil e quatrocentos reais
  • R$ 2900 = dois mil e novecentos reais
  • R$ 3500 = três mil e quinhentos reais

3. Não deverá ser usada a vírgula nem a conjunção “e” para separar as classes (milhões, milhares, unidades):

  • R$ 8560 = oito mil quinhentos e sessenta reais
  • R$ 753 215 = setecentos e cinquenta e três mil duzentos e quinze reais
  • R$ 1 561 215 = um milhão quinhentos e sessenta e um mil duzentos e quinze reais

4. Na escrita por extenso de valores com centavos, primeiramente deverá ser escrita a parte inteira do número, referindo que está em reais, e depois a parte decimal do número, referindo que são centavos.

  • R$ 100, 90 = cem reais e noventa centavos
  • R$ 567, 55 = quinhentos e sessenta e sete reais e cinquenta e cinco centavos
  • R$ 1430,25 = mil quatrocentos e trinta reais e vinte e cinco centavos

5. Deverá ser usada a preposição “de” e a indicação da moeda (real) na leitura de números inferiores a um real, quando só há a indicação dos centavos:

  • R$ 0,01 = um centavo de real
  • R$ 0,10 = dez centavos de real
  • R$ 0,32 = trinta e dois centavos de real

6. Também deverá ser usada a preposição “de” na escrita de números redondos a partir dos milhões:

  • R$ 7 000 000,00 = sete milhões de reais
  • R$ 18 000 000,00 = dezoito milhões de reais
  • R$ 2 000 000 000,00 = dois bilhões de reais

Confira uma lista de números escritos por extenso.

Exemplos de valores por extenso em reais

R$ 1350,00 = mil trezentos e cinquenta reais
R$ 1350,75 = mil trezentos e cinquenta reais e setenta e cinco centavos
R$ 2484,00 = dois mil quatrocentos e oitenta e quatro reais
R$ 2484,10 = dois mil quatrocentos e oitenta e quatro reais e dez centavos

Saiba mais: Mil reais, hum mil reais ou um mil reais

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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