Catorze ou quatorze

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos usar as palavras quatorze ou catorze sempre que quisermos referir o numeral cardinal 14, equivalente a 1 dezena mais 4 unidades. 

Exemplos com quatorze e catorze

  • Quatorze casais participarão no encontro.
  • Catorze casais participarão no encontro.
  • Depois do número quatorze vem o número quinze.
  • Depois do número catorze vem o número quinze.

Origem das palavras quatorze e catorze

Quatorze tem sua origem na palavra em latim quattuordecim, mantendo a sua escrita com qu. Catorze também tem sua origem na palavra em latim quattuordecim, mas sofreu alteração de qu para c, ocorrendo uma adequação ortográfica baseada na fonética da sílaba. 

Alguns falantes privilegiam o uso da palavra quatorze por ser a que mais se aproxima de seu étimo latino. Outros falantes optam pela utilização da palavra que sofreu evolução devido ao uso e às características do português.

No português falado no Brasil, as palavras quatorze e catorze são comumente usadas e socialmente aceitas. Já no português falado em Portugal, a palavra quatorze está em desuso, sendo mais correto o uso da palavra catorze.

Formas gráficas variantes

Existem, na língua portuguesa, palavras como quatorze e catorze que apresentam mais do que uma grafia correta. Essas palavras são chamadas de formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são consideradas corretas.

Palavras Relacionadas: quatorze, catorze.

Dúvidas Relacionadas