Cota ou quota

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras cota ou quota sempre que quisermos referir um quinhão, uma porção, uma fração, uma determinada quantia ou parcela de um todo. São sinônimas de cota-parte ou quota-parte, significando a parte que cabe a cada um dos intervenientes. Estas palavras se referem também a uma marca, sinal, cifra, coordenada ou anotação em um mapa, desenho ou texto.

As palavras cota e quota têm sua origem na palavra em latim quota. A palavra quota manteve sua origem e a palavra cota sofreu evolução, ou seja, adequação ortográfica. A palavra cota é tida como a mais socialmente aceita, sendo a mais utilizada pelos falantes. A palavra quota, com cada vez menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que cota. Alguns falantes defendem o uso da palavra quota por ser a que mais se aproxima de seu étimo latino.

Exemplos:
Já tive minha cota de chatices, agora é a vez de outra pessoa se responsabilizar por isso.
Já tive minha quota de chatices, agora é a vez de outra pessoa se responsabilizar por isso.

Os administradores estão tentando solucionar o problema das cotas em atraso.
Os administradores estão tentando solucionar o problema das quotas em atraso.

O reitor daquela universidade estabelecerá uma cota mínima de entrada de estudantes estrangeiros.
O reitor daquela universidade estabelecerá uma quota mínima de entrada de estudantes estrangeiros.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Atenção!
Não devemos utilizar as palavras cota e quota como sinônimos indiscriminadamente. Apenas nos sentidos acima referidos são palavras equivalentes.

A palavra cota possui diversos outros significados, com diferentes origens: tendo sua origem no frâncico kotta, pelo francês antigo cote, significa um corpete, um gibão, uma vestimenta que os cavaleiros usavam na idade medieval como proteção. Significa ainda as vestes brancas que os acólitos usam por cima das túnicas. Com origem no sânscrito kotta, significa uma fortaleza, uma construção fortificada utilizada para defesa de um território. Com origem no quimbundo kota, significa um ancião, uma pessoa de idade digna de admiração e respeito. Com outras origens, cota pode significar ainda: o lado oposto ao gume num utensílio de corte; um peixe cartilaginoso; uma altitude positiva ou negativa em relação a um nível de referência; antiga unidade de medida, entre outros.

Palavras relacionadas: cota, quota.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também