Canadiano ou canadense

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os gentílicos canadiano e canadense sempre que quisermos referir uma pessoa que nasceu no Canadá ou qualquer coisa relativa a esse país e ao seu povo. No Brasil, a palavra canadense é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada. A palavra canadiano, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que canadense. A palavra canadiano é muito utilizada em Portugal.

Gentílicos ou adjetivos pátrios são palavras que nomeiam as pessoas conforme o local onde nascem ou vivem. Existem, no português, vários sufixos usados comumente para a formação de gentílicos, como: -ense, -aco, - ano, -ista, -eiro, -enho,… entre outros. As palavras canadense e canadiano são, assim, formadas por derivação sufixal. Em canadense temos a palavra canadá mais o sufixo –ense e em canadiano temos a palavra canadá mais a vogal i mais o sufixo –ano.

A palavra canadense é um substantivo e um adjetivo de dois gêneros, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o canadense/a canadense; o músico canadense/a violinista canadense). Já a palavra canadiano sofre alteração com a mudança de gênero (o canadiano/a canadiana; o músico canadiano/a violinista canadiana).

Exemplos:
A nova aluna desta turma é canadense.
A nova aluna desta turma é canadiana.

Os atletas canadenses fizeram uma excelente prova de natação.
Os atletas canadianos fizeram uma excelente prova de natação.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Fique sabendo mais!
Existe também a palavra canadiense, outra forma correta e dicionarizada para designar uma pessoa nascida no Canadá ou algo referente a esse país.

Palavras relacionadas: canadiano, canadense.

Outras dúvidas