Autossuficiente ou auto-suficiente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é autossuficiente. A palavra auto-suficiente está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. O adjetivo autossuficiente se refere a alguém capaz de viver de modo independente e autônomo, sem depender dos outros. Indica também a capacidade de um pais ou região se autossustentar com bens de consumo, sem ser necessário recorrer à importação de produtos.
 
Exemplos:

  • Sempre tive orgulho de ser autossuficiente e não depender de ninguém.
  • Enquanto estiver desempregada, não consigo ser autossuficiente.
  • Eles vivem numa comunidade isolada e autossuficiente, no meio da floresta.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. 
Exemplos: auto-observação, auto-ônibus, auto-higiene, auto-hipnose,…

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. 
Exemplos: autoavaliação, autoajuda, autoimagem, autoescola,...

Nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas, sendo esse o caso do adjetivo autossuficiente.
Exemplos: autorretrato, autorreflexão, autossuficiência, autossugestão,…

Autossuficiente é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente: auto- + suficiente. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. No caso em questão, o prefixo auto- tem sua origem  na palavra grega autós e significa si mesmo, si próprio.

Autossuficiente é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, um adjetivo uniforme que apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o homem autossuficiente/a mulher autossuficiente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: autossuficiente, excelente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavra relacionada: autossuficiente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também