Limpeza ou limpesa

A forma correta de escrita da palavra é limpeza. A palavra limpesa está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino limpeza sempre que quisermos referir o ato de limpar: de retirar sujeira, sendo sinônimo de limpa e limpamento, ou de retirar impurezas, sendo sinônimo de purificação, depuração e purgação. A palavra limpeza indica também o estado do que está limpo, sendo sinônimo de asseio. Refere-se também a alguma coisa bem acabada, feita com apuro e esmero, bem como a um estado de pureza, probidade, transparência, decência. Limpeza significa ainda uma ação de retirada de alguma coisa feita na totalidade: um roubo muito grande, uma prisão em massa, um massacre.

A palavra limpeza é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra limpo mais o sufixo –eza.

O sufixo – eza é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo ou a um substantivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere a qualidade ou o estado de algo. Existem outras palavras formadas a partir deste mesmo sufixo: beleza, riqueza, ligeireza,…

Exemplos:
Todos os dias, ajudo meu irmão na limpeza da loja.
Amanhã vou fazer uma limpeza de pele.
Veja a limpeza nos acabamentos destas esculturas.
Os assaltantes fizeram uma verdadeira limpeza na ourivesaria.
A polícia fez uma limpeza naquela favela.

Palavra Relacionada: limpeza

Dúvidas Relacionadas