Sessão ou seção

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra sessão se refere a um intervalo de tempo em que alguma coisa acontece, podendo ser uma reunião, um espetáculo, uma consulta ou qualquer atividade específica. Pode significar também um termo lavrado de depoimento. A palavra seção se refere a uma divisão, a uma parte de um todo. Significa ainda uma repartição de um serviço público ou privado.

A palavra sessão tem sua origem na palavra em latim sessione, devendo assim ser escrita com ss. É sinônima de reunião, assembleia, apresentação, espectáculo, consulta, entre outros.

Exemplos:
Você quer ir comigo ao cinema ver o filme da sessão das dez horas?
A modelo está na sessão de fotografia.
Caso não haja acordo entre os congressistas, será marcada uma nova sessão.

A palavra seção tem sua origem na palavra em latim sectione, devendo assim ser escrita com ç para manter a sonoridade. É sinônima de divisão, subdivisão, parte, fracção, segmentação, repartição, departamento, setor, entre outras.

Exemplos:
No supermercado há a seção das frutas e dos legumes.
Não sei qual a minha seção eleitoral.
Nesta revista, criaremos uma seção de moda e uma seção de entretenimento.

As palavras sessão e seção são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, com significados diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: sessão/seção; senso/censo, concelho/conselho, cozer/coser, cinto/sinto,…

Atenção!
Existe ainda a palavra cessão, que se refere ao ato de ceder, de transferir ou transmitir um bem ou um direito. Significa ainda uma renúncia ou desistência. É sinônima de cedência, entrega, transferência, transmissão, concessão, entre outras.

Palavras Relacionadas: sessão, seção

Dúvidas Relacionadas

« Sessão ou cessão « Sessão ou seção » Sessenta, sescenta ou secenta »